Mata-Borrão





Festivais sem glúten



Os autarcas envergam calças verdes e rasgadas nos joelhos, camisa encarnada e gravata amarela de seda coiso. Repetem buédatípico de minuto a minuto, são jovens. Dão formação aos artesãos presentes, bem como aos vendedores das tendinhas, tasquinhas, mostrinhas, banquinhas. Recomendam produtos sem glutén e sugerem trajes regionais aos vendedores. Eles próprios colocam aventais de Viana na tendinha do Algarve, safões na banquinha do Minho, ouro no peito das mulheres na mostrinha da Damaia.
Toda a planificação está a seu cargo. Isto representa trabalho, dedicação, investimento, conhecimento da cultura local, respeito pelas origens. Em suma, empreendedorismo.

A ideia da animação
O visitante pisa uvas, amassa pão e colhe azeitonas, enquanto medita. Pá, isso é tipo impossível. Um gajo medita como? Não vamos pôr uma arruada de manhã à noite? Aqueles gajos, bem conversados, inda nos fazem tipo a campanha.


A ideia da divulgação
Vem muita gente de fora. É preciso é a SIC. No telejornal, com um pivot aqui ao pé da malta. Paga-se-lhe a pernoita na residencial Pérola. Bora ser criativos. O puto do Antunes andou a estudar cartazes, MarKeting, topas? Ó sô presidente, dá-se-lhe um estágio e está feito. Pá, o software é comigo.

A ideia do comboio.
Cada carruagem com forma de barrete de campino, a máquina, uma cabeça de touro, fados a embalar os passageiros. O percurso dura uma hora e vai parando nos sítios antigos. Sítios antigos? Sim, no chafariz. Atão, mas agora é o mini-mercado. Na casa de pedra. Atão, mas o gajo que comprou aquilo já deitou abaixo. No largo da feira. Atão, isso é estacionamento. Na tasca do Zé. Atão, só lá se come amburgas. Na ribeira. Atão, cheira boédamal.
Pá, cum caraças, só se for o cemitério.

A ideia de conjugar artesanato com gastronomia
O visitante é convidado a barrar um prato de barro, acabado de fazer pelo oleiro, com açorda de tomate. A seguir, para poder sentir as texturas, trinca-o e delicia-se com a explosão de argila no palato. Pá, atenção à ASAE.

A ideia da Slow food
Três horas são passadas a ouvir narrativas tradicionais cuja explicação é que aquela couve foi colhida pela avó da própria avó, não se sabendo bem de quem. A somar, mais duas horas com o vegetal em água fervente e outras tantas para o caldo esverdeado ser reduzido e degustado, contando o comensal de 1 a 10 entre cada colher. Pá, onde é que leste isso?

A ideia do sustentável
Depois de uma manhã a assistir à tosquia dos ovinos, o visitante cobre-se de requeijão. Já irreconhecível, mastiga um pedaço de lã e imerge na ruralidade. Vomitando, é certo, mas imergindo. Pá, eu não faço.

A ideia de tudo natural
Olha lá, Sequeira, fala-se com o engenheiro e arranca-se esta parte com asfalto. A malta gosta é de furar pneus. Fartos de asfalto estão eles. Pá, vai por mim.

A ideia da longevidade
Pomos os velhos à entrada, agarrados à placa com o nome da aldeia. O resto do pessoal não sai de casa. Pá, vais ver as selfies a chover.


 Maria João Forte é socióloga.

Comments

  1. Bem que gostava que fosse tudo uma brincadeira, um exagero sem cabimento. Faltaram ainda assim umas ideias: a ideia do património imaterial da humanidade uma vez que isso do livro de recordes parece ter passado de moda; faltou o SPA vínico (uma das personagens do Vasco Santana já falava em ir fazer uma cura de águas para o Cartaxo) e faltou a degustação das tripas "gourmet".

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts